O "Megafone!" é um programa de televisão, veiculado em canal aberto de televisão há cinco anos, pela TV Ceará (canal público e educativo), realizado conjuntamente por profissionais e jovens da ONG ENCINE, sendo um laboratório no processo de formação cidadã e conhecimento das linguagens e tecnologias audiovisuais. O “Megafone!” é, antes de tudo, um legítimo espaço de expressão e difusão do pensamento jovem, utilizando umalinguagem audiovisual moderna e descontraída para se fazer refletir temas atuais e importantes dentro do mundo jovem.
terça-feira, 31 de julho de 2007
MEGAFONE!!!!!
O "Megafone!" é um programa de televisão, veiculado em canal aberto de televisão há cinco anos, pela TV Ceará (canal público e educativo), realizado conjuntamente por profissionais e jovens da ONG ENCINE, sendo um laboratório no processo de formação cidadã e conhecimento das linguagens e tecnologias audiovisuais. O “Megafone!” é, antes de tudo, um legítimo espaço de expressão e difusão do pensamento jovem, utilizando umalinguagem audiovisual moderna e descontraída para se fazer refletir temas atuais e importantes dentro do mundo jovem.
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Megafone! debate Turismo Sexual
sexta-feira, 29 de junho de 2007
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Software Livre
estudiolivre.org
Lamento não ter fotos.
Exibição: 01 de julho - 14:00 h Canal 5 - Ceará
quinta-feira, 31 de maio de 2007
Megafone!MSN
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Panorâmica
sábado, 5 de maio de 2007
Camarim
Maiores informações sobre a banda:
mafaldamorfina@hotmail.com
Ou no flog OFICIAL:
www.fotolog.com/mafaldamorfina
Mafalda Morfina sem limites (fã-club):
http://www.mmsemlimites.kit.net
Downloads de MÚSICAS:
www.tramavirtual.com.br/mafalda_morfina
VÍDEOS no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=9eqFZIsJvaA
http://www.youtube.com/watch?v=5tFLkoHp44k
Continuamos com problemas em nossa configuração. Mas continuaremos postando.
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Mas será que é isso?
Mulher grávida espera 5 horas na fila de um hospital.
Mães protestam pela falta de vagas nas escolas públicas.
Mais da metade da população de jovens brasileiros não conseguem ingressar na faculdade.
Taxas de desemprego batem recordes.
Barracos são destruídos pelas chuvas.
Mais um jovem envolvido com o crime.
Adolescente é morto em troca de tiros com policiais.
Os índices de criminalidade juvenil aumentaram nos últimos anos.
Cerca de 680 adolescentes estão sendo mantidos irregularmente em carceragens nos vários estados do Brasil.
Relatório do Mapa da Violência de 2006 demonstra que 15.528 brasileiros, entre
Esses são os personagens dessa historia de violência, em que jovem ,mata e morre e que todos fingem não saber e não ver.
A violência, não só a física mas também a moral, tem se tornado um problema cada vez maior nas grande cidades. Para grande parte da sociedade, os principais responsáveis por essa sensação generalizada de insegurança são os jovens. A reação mais comum, não só da população mas de muitas autoridades e de parte da imprensa, é culpar o ECA, pedir mais policiais e especialmente mais cadeias. Mas será que é isso?
sexta-feira, 27 de abril de 2007
Opinião Pública!
quinta-feira, 26 de abril de 2007
quarta-feira, 18 de abril de 2007
Redução da Maioridade Penal
Nos programas de rádio, televisão, jornais impresso, internet, nas conversas com os amigos, filhos, família. A sociedade comovida se revolta e pede providencias. Mas nem sempre consegue distinguir com racionalidade a melhor solução.
Compreensivelmente, as vítimas da violência tomam a sua decisão a respeito do assunto com a emoção. É difícil nos dias de hoje encontrarmos alguém que não foi afetado direta ou indiretamente por essa violência. Mas é preciso fazermos um exercício diário para tentarmos solucionar a questão sem sermos impulsivos, imediatistas e inconseqüentes. O problema é bem mais complexo do que o rebaixamento da maioridade penal de 18 para 16 anos. Devemos nos questionar se apenas a mudança na lei por si só reduzirá a violência.
Então vamos fazer essa reflexão. Qual é a nossa lembrança quando ouvimos falar em sistema prisional brasileiro?
Praias, parque de diversão, banquetes. Com toda a certeza não é nisso em que pensamos. Mas sim em celas supelotadas, sem estrutura e muito menos sem possibilidades de qualquer ressociabilização com a sociedade. Os presídios brasileiros são conhecidos como faculdades do crime. O Brasil é o lugar onde crimes de colarinho branco muitas vezes passam impunes e uma pessoa que roupa uma lata de leite para alimentar o filho é presa juntamente com um chefe do tráfico de drogas. Certamente esse não é um lugar que vá dá oportunidades para um adolescente infrator.
Uma outra questão que passa pelas nossas cabeças é a de qual o perfil de jovens que será afetado com essa redução. Você já parou para pensar nisso. Com toda a certeza não será o jovem de classe média que estuda em uma escola particular, faz aula de natação, futebol, curso de inglês e não precisa trabalhar para sustentar a família.
O perfil é mais ou menos esse; um adolescente que estuda em uma escola com ensino precário, tem que conciliar os estudos com o trabalho e não têm muitas possibilidades de acesso a cultura e a arte. E você conhece alguém com essas características?
Há muita discussão sobre como e quanto deve punir. Mas será que essa deve ser a primeira preocupação? Esse adolescentes infratores desde que nascem são privados de seus direitos básicos como educação de qualidade, moradia digna, capacitação profissional, acesso à cultura e ao lazer. Será que fazer justiça é colocar a culpa em cima de pessoas que são verdadeiras vítimas do descaso da sociedade e do governo.
Justiça!
Justiça pra quem???
segunda-feira, 16 de abril de 2007
No programa de ontem...
Os jovens do Espaço Viva Gente deram a sua opinião no quadro opinião pública. E ainda rolou o som da banda Vinil Elétrico.
quinta-feira, 12 de abril de 2007
Como já foi citado, dia 15 de abril, o Megafone estará de volta com programas inéditos. O que ainda não foi divulgado, ou foi!? Ah, mas continuando... Iremos abordar uma serie de quatro programas que falarão sobre a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, esses programas foram divididos em:
1º Programa – Contextualização, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a situação de privação em que se encontra a infância e adolescência no Brasil.
2º Programa - Legislação/Marcos Legais, onde procuramos subsidiar o conhecimento da sociedade com relação aos marcos legais na área dos direitos humanos.
3º Programa - Personagens e Protagonistas; buscamos esclarecer a sociedade quem são os maiores envolvidos no processo e suas motivações e intenções.
4º Programa - As Medidas Sócio Educativas e seus êxitos; conscientizar a sociedade para o cumprimento do ECA gerando conhecimento sobre sua aplicação.
terça-feira, 10 de abril de 2007
10 de abril...
O dia 10 de abril foi escolhido para ser o Dia Nacional de Mobilização Contra a Redução da Maioridade Penal, às vésperas da votação dos projetos que tratam do assunto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. A data foi definida em articulação envolvendo diversas entidades da sociedade civil, atendendo a convocação feita pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade brasileira e da mídia para a necessidade de implementação efetiva do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Trata-se de um plano que define as novas diretrizes da política nacional de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
Antes desta data, várias atividades contra a redução da maioridade penal estão acontecendo em diversos estados e outras ações estão sendo agendadas para ocorrer até o dia 10. São audiências públicas, debates, passeatas e manifestações. Veja abaixo:
Ceará - O Fórum DCA do Ceará está fechando a programação do dia 10 de abril. A proposta é ocupar a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza (CE), com dois blocos. O primeiro seria caracterizado por pessoas vestidas de preto simbolizando as conseqüências da não aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como mães chorando a perda dos filhos, presidiários, cenas de violência, falta de educação e direitos humanos desrespeitados.
O segundo bloco contaria com pessoas vestidas com roupas coloridas: crianças e
adolescentes brincando de circo, pernas de pau, fazendo teatro, simbolizando a situação da sociedade quando os direitos são garantidos.
Selma Batista - secretária executiva
(61) 3323-6992 ou 3322-6444
forumdca@forumdca.org.br
www.forumdca.org.br
segunda-feira, 9 de abril de 2007
Como funciona o Megafone?
Diversas pessoas nos procuram buscando informações de como funciona o Megafone. Aí está de forma resumida essa resposta. Primeiro participamos do curso Arte Comunicadores Sociais, realizado pela ong ENCINE. Somos preparados em diversas áreas. Produção, Fotografia, Designer Gráfico, Edição, Arte, Linguagem Audiovisual, Áudio, Direção, Roteiro, Fotojornalismo, Filosofia, Sociologia, Política, Direito Civil, dentre outros. Após esse preparo, que durou cerca de um ano e meio, seguimos para um segundo processo, nos dividindo em áreas mais especificas.
Apresentação: Lucas Vieira, Fabrícia Góis e Resiane Cruz.
Roteiro: Lucas Viera, Fabrícia Góis, Gerardo dos Santos e Resiane Cruz.
Produção: Ilton Filho, Katyellen Vieira e Rafael Nascimento.
Técnica: Diego Rodrigues, Lígia Xavier, Ilton Filho, Eliete Lima, Filipe Anderson e Daniel Pustowka.
O ROTEIRO pensa na forma de abordagem (Seleção de quadros, textos,etc.); a PRODUÇÃO põe na prática o que foi pensado, contactando a locação, TÉCNICA e APRESENTADORES para a gravação. Claro que não perdemos a oportunidade de opinar, afinal, aqui no ENCINE somos todos nos que realizamos o Megafone!
Desta forma, levamos para mais de 150.000 fortalezenses um programa que foi indicado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA como Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes, mas isso é um próximo tópico, ou melhor, uma próxima postagem.
quinta-feira, 5 de abril de 2007
Estaremos de volta dia 15 de Abril!
No ano de 2006 o programa exibiu apenas reprises do ano de 2005 por conta de diversos motivos. Um deles é que o ENCINE (ONG responsável pela produção do Megafone) estava formando os jovens que atualmente produzem o programa.
<>Agora, o que vai rolar aqui!?
Nem nós sabemos!
O que sabemos: “Estamos com a mão na“massa” pra levar pra você o que a mídia de “massa” não leva!”
