quinta-feira, 12 de abril de 2007


Como já foi citado, dia 15 de abril, o Megafone estará de volta com programas inéditos. O que ainda não foi divulgado, ou foi!? Ah, mas continuando... Iremos abordar uma serie de quatro programas que falarão sobre a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, esses programas foram divididos em:

1º Programa – Contextualização, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a situação de privação em que se encontra a infância e adolescência no Brasil.

2º Programa - Legislação/Marcos Legais, onde procuramos subsidiar o conhecimento da sociedade com relação aos marcos legais na área dos direitos humanos.

3º Programa - Personagens e Protagonistas; buscamos esclarecer a sociedade quem são os maiores envolvidos no processo e suas motivações e intenções.

4º Programa - As Medidas Sócio Educativas e seus êxitos; conscientizar a sociedade para o cumprimento do ECA gerando conhecimento sobre sua aplicação.


terça-feira, 10 de abril de 2007

10 de abril...

...é o Dia Nacional de Mobilização Contra a Redução da Maioridade Penal!

O dia 10 de abril foi escolhido para ser o Dia Nacional de Mobilização Contra a Redução da Maioridade Penal, às vésperas da votação dos projetos que tratam do assunto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. A data foi definida em articulação envolvendo diversas entidades da sociedade civil, atendendo a convocação feita pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade brasileira e da mídia para a necessidade de implementação efetiva do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Trata-se de um plano que define as novas diretrizes da política nacional de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

No dia 10 de abril, às 14h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado Federal, será realizado um debate contra o rebaixamento e o aumento da internação. O evento será realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, Fórum Nacional DCA e Conanda, contando com a participação de representantes do movimento social.
Antes desta data, várias atividades contra a redução da maioridade penal estão acontecendo em diversos estados e outras ações estão sendo agendadas para ocorrer até o dia 10. São audiências públicas, debates, passeatas e manifestações. Veja abaixo:

Ceará - O Fórum DCA do Ceará está fechando a programação do dia 10 de abril. A proposta é ocupar a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza (CE), com dois blocos. O primeiro seria caracterizado por pessoas vestidas de preto simbolizando as conseqüências da não aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como mães chorando a perda dos filhos, presidiários, cenas de violência, falta de educação e direitos humanos desrespeitados.
O segundo bloco contaria com pessoas vestidas com roupas coloridas: crianças e
adolescentes brincando de circo, pernas de pau, fazendo teatro, simbolizando a situação da sociedade quando os direitos são garantidos.

Informações: Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Selma Batista - secretária executiva
(61) 3323-6992 ou 3322-6444
forumdca@forumdca.org.br
www.forumdca.org.br
E vale lembrar que dia 15 (domingo), o Megafone estará abordando esse tema, então não deixem de assistir.

FONTE: www.mndh.org.br

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Como funciona o Megafone?


Diversas pessoas nos procuram buscando informações de como funciona o Megafone. Aí está de forma resumida essa resposta. Primeiro participamos do curso Arte Comunicadores Sociais, realizado pela ong ENCINE. Somos preparados em diversas áreas. Produção, Fotografia, Designer Gráfico, Edição, Arte, Linguagem Audiovisual, Áudio, Direção, Roteiro, Fotojornalismo, Filosofia, Sociologia, Política, Direito Civil, dentre outros. Após esse preparo, que durou cerca de um ano e meio, seguimos para um segundo processo, nos dividindo em áreas mais especificas.

Apresentação: Lucas Vieira, Fabrícia Góis e Resiane Cruz.

Roteiro: Lucas Viera, Fabrícia Góis, Gerardo dos Santos e Resiane Cruz.

Produção: Ilton Filho, Katyellen Vieira e Rafael Nascimento.

Técnica: Diego Rodrigues, Lígia Xavier, Ilton Filho, Eliete Lima, Filipe Anderson e Daniel Pustowka.

O ROTEIRO pensa na forma de abordagem (Seleção de quadros, textos,etc.); a PRODUÇÃO põe na prática o que foi pensado, contactando a locação, TÉCNICA e APRESENTADORES para a gravação. Claro que não perdemos a oportunidade de opinar, afinal, aqui no ENCINE somos todos nos que realizamos o Megafone!

Desta forma, levamos para mais de 150.000 fortalezenses um programa que foi indicado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA como Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes, mas isso é um próximo tópico, ou melhor, uma próxima postagem.